sábado, 6 de dezembro de 2008

Perguntaram-me porque os catarinenses estão sofrendo.

O Brasil todo ficou chocado com as imagens aterrorizantes da catástrofe que ocorrera em Santa Catarina; morros caindo, casas sendo subterradas, carros sendo levados pela força impetuosa das águas. Fiquei pasmado e me emocionei quando vi a imagem de um caminhoneiro que encontrou o seu filho caçula boiando na lama, e o restante da sua família ainda continuava desaparecida. Onde estava Deus que não fez nada? Porque os catarinenses estão sofrendo? A minha resposta é: Eu não sei! Não sei porque eu sou Cristão! Se eu fosse pagão diria que o deus do trovão Tour e seu martelo estavam revoltados com os terráqueos que não lhe oferecera sacrifícios "convinientes", e com isso resolvera vingar-se de 1,5 milhão de pessoas atingindo eles com chuvas, e deixando cem mortos e 19 desaparecidos. Outros 78.707 desalojados ou desabrigados
Pronto! Ai estaria uma resposta para nossas inquietações. Todavia não estamos falando da mitologia nórdica da Europa pré-cristã, estamos nos referindo ao Deus que fez céus e terra e que nada acontece sem o seu consentimento. Não tenho uma teodicéia teológica para os corações catarinenses, pois descobrir que não "conheço" os pormenores de Deus, Mas tenho a minha solidariedade e minhas suplicas a Deus que lhe dêem forças para vencer, é Ele que esta presente em cada gesto de amor dos brasileiros, "que na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostram voluntários" ( II Cor. 8.3) isto me faz lembrar o filosofo André Conte Sponville em seu pequeno tratado das grandes virtudes: "Quanto ao bem, ele só existe na pluralidade irredutível das boas ações, que excedem todos os livros, e das boas disposições".

Orando por Santa Catarina.

Fanuel Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário