quinta-feira, 17 de março de 2011

. Resgatando a Imago Dei. (Imagem de Deus).



Texto. Genesis. 1.26.

Introdução.

"Também disse Deus, façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança"

O homem foi criado por Deus, ele não é fruto do acaso como afirma os evolucionistas, ele não é fruto de uma cadeia de evoluções. Diferente dos animais irracionais, que se comprazem apenas em se alimentarem, os homens têm dentro de si uma necessidade de ter contato genuíno com Deus. O inimigo das nossas almas, por saber disso tenta acabar com o homem e fazendo-o sentir um nada e um ninguém, jogando-o nas sarjetas.

1. O homem é a imagem de Deus criada.

Deus criou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida e ele passou a ser alma vivente. Deus criou homem e mulher à sua imagem e conforme a sua semelhança. Certamente essa semelhança não é física, pois Deus é Espírito. O homem é um ser moral e espiritual. Deus lhe deu uma consciência, uma espécie de tribunal interior, com uma noção inata de certo e errado. O homem é o único ser capaz de relacionar-se com o seu criador de forma inteligente. Somos a obra prima de Deus. Somos a coroa da criação. Nossa origem é divina. Nosso destino é a glória. Fomos criados para glorificar a Deus e gozá-lo para sempre.

2. O homem é a imagem de Deus deformada.

A imagem criada tornou-se imagem deformada pelo pecado. Com a queda de Adão, toda a raça foi mergulhada no pecado. Por um só homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte e a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. O pecado, porém, não destruiu a imagem de Deus no homem, mas deformou-a. Agora, por causa do pecado, os homens não refletem com toda clareza a imagem de Deus. O homem tornou-se praticante do pecado e escravo dele. Seu estado é de depravação total. O homem natural não conhece a Deus, não discerne as coisas de Deus, pois está morto em seus delitos e pecados.

3. O homem é a imagem de Deus restaurada.

O homem não pode salvar nem restaurar a si mesmo, pois está morto em seus delitos e pecados. Mas, Deus não desistiu do homem. Para cumprir um plano eterno e perfeito, Deus enviou seu Filho ao mundo como Salvador do mundo. Agora, todos aqueles que nele crêem são perdoados, justificados e salvos. Por intermédio da obra de Cristo na cruz por nós somos reconciliados com Deus e pela ação do Espírito Santo em nós, a imagem divina é restaurada em nós. O projeto eterno de Deus é transformar-nos à imagem de Cristo. O Espírito Santo, o aplicador da redenção, realiza essa obra e nos transforma de glória em glória na imagem de Cristo, a expressão exata do ser de Deus. A imagem criada por Deus e deformada pelo pecado é restaurada por Cristo pela ação do Espírito Santo. O mesmo Deus que criou o homem à sua imagem e semelhança e não desistiu dele depois da sua trágica queda, está trabalhando para restaurar essa mesma imagem. Pela redenção que temos em Cristo, tornamo-nos membros da família de Deus, sendo adotados como filhos de Deus e seus benditos herdeiros. Podemos erguer nossa voz e gritar: Onde abundou o pecado, superabundou a graça!

4. O ministério celular como agente de resgate da imagem

A mundialmente conhecida parábola do bom samaritano ilustra-nos como o ministério celular pode nos ajudar a resgatar a imagem de Deus no homem. O Texto diz que descia de Jerusalém para Jerico um homem, que caiu nas mãos dos salteadores (inimigo das nossas almas) que bateram fortemente em sua face para desfigurá-lo. Isso nos faz lembrar, o que aconteceu com o homem no Jardim do Edém, Ele cai nas mãos do inimigo. Embora as investidas dos algozes fossem arrebatadoras e impetuosas, elas não conseguiram matar o homem. Assim mesmo acontece na óptica espiritual, a Imagem de Deus no homem fora deformada, mais não apagada; há em seu ser uma vontade de unir-se com Deus e estar ao seu lado. Vejamos com o bom samaritano como resgatar a imagem de Deus no homem.

4.1 Para resgatarmos a Imagem de Deus precisamos passar perto dos feridos. Lc. 10.33a.

Diferentemente dos outros religiosos, que passaram de longe, o bom samaritano encostou perto do moribundo. Para resgatar a imagem de Deus nas vidas, temos encostar se aproximar, fazer amizades.

4.2 Para resgatarmos a Imagem de Deus precisamos ver as pessoas com os olhos de Deus. (Olhos que compadece) Lc. 10.33b.

As pessoas que passaram por aquele homem, olharam para ele na óptica humana, o viram como um miserável que estava tremendamente perdido. O bom samaritano olhou para ele com os olhos de Jesus, que são meigos e que se compadece. Quando olhamos o mundo com os olhos de cristo, tomamos consciência de que nada esta absolutamente perdido.

4.3 Para resgatarmos a Imagem de Deus, precisamos tocar os intocáveis. 34.

Jesus sempre tocou os que estavam à margem da sociedade. Em Mateus 8 conta-nos um relato em que ele tocou um leproso. O bom samaritano, além de se aproximar, olhar e compadecer, ele levou a sua relação a outro nível, o nível do toque. As feridas fétidas e purulentas do moribundo, não o impediram de tocar aquele homem, que por mais ferido que estivesse ainda era a imagem de Deus.

4.3.1. Quando tocamos as feridas sentimos o mal cheiro que elas exalam.

Será que estamos dispostos, a sentir o cheiro que exala das feridas das pessoas maltratadas por Satanás. Infelizmente muitos, não encostam porque sente nojo dos que ainda não conhecem a Jesus.

4.4. Para resgatarmos a Imagem de Deus no homem, precisamos ter óleo e vinho.

Quando a palavra de Deus fala de óleo, ela faz uma alusão ao Espírito Santo. Nos tempos bíblicos, o óleo tinha uma função terapêutica. Quando encontramos um moribundo, devemos ter conosco o Espírito Santo. O vinho por sua vez, fala de Alegria, de esperança; de que nada esta perdido e que podemos sonhar com dias melhores. O vinho possuía o efeito de amenizar as dores do enfermo, assim deve ser a nossa palavra, ela tem que amenizar corações sofrem.

4.4 Para resgatarmos a Imagem de Deus no homem, precisamos abrir mão de nos mesmo. (Renuncia)

O bom samaritano abriu mão de algo que lhe era peculiar, a saber, o seu animal de montaria. E abriu mão dos seus bens, 2 denários. Infelizmente como lideres falamos em ganhar multidões para cristo, todavia não temos disponibilidade para abrir mão das nossas ilhas de conforto e segurança, priorizamos o nosso conforto e esquecemos dos moribundos. Falo sem medo de errar, se esse fato tivesse acontecido com alguns lideres dos nossos tempos, eles teriam tomado os bens do moribundo, e não tinha ajudado o homem a se reerguer. Que Deus em sua infinita graça nos ajude a rompermos o nosso “eu” e nos entregarmos completamente no resgate da imagem de Deus.

Conclusão.

Quando olhares para uma pessoa, por mais que ela se parece perdida, falida e aparentemente condenada ao inferno. Não se esqueça, que ela caio nas mãos de salteadores, verdugos inclementes e tudo que precisa é terem a imagem de Deus, resgatada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário