sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Artesões de uma nova historia


Texto. Rute. 1.16. “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”.

Pensem comigo! Seu nome é Rute que significa “amizade”, ela nasceu nos planaltos ao sul do rio Arnon, provavelmente numa nação polígama (Que aceitam homens terem mais de uma mulher) onde eles adoravam a divindade pagã Quemos, seus cabelos são negros e aparecem debaixo de um grosso lenço de algodão, seu rosto é queimado pelo escaldante sol do oriente médio, sua roupa não tem nada de “fashion” talvez se a encontrássemos hoje não daríamos a ela a menor atenção, não sei se alguém como ela teria muitos seguidores nas redes sociais. Entretanto essa jovem mulher tornou-se protagonista de uma das mais arrebatadoras historias da Bíblia sagrada, mostrando para posteridade que não somos meras vitimas do acaso. Rute saiu do anonimato e fez parte da genealogia de Jesus. Porque? Respondo: ela foi artesã da sua historia. Artesão é uma Pessoa que fabrica manualmente determinadas peças ou produtos (de olaria, carpintaria, tecelagem, renda, etc.). É comum ouvir alguém dizer: “ viver é uma arte”, logo todos os seres humanos são artesões de sua historia; infelizmente muitos não têm consciência disso. A historia é feita de escolhas, ela é tecida por acontecimentos simples do cotidiano, por portas que abrimos e pelas as portas que fechamos, por aquilo que sabemos e por aquilo que ignoramos. Quando lemos a historia de Rute, notamos que ela resolveu não ser uma mera expectora de catástrofes, não fora fácil perder o marido tão jovem, e ter os sonhos castrados tão precocemente. Muitos diante das percas tornam-se apáticos, imóveis, quando perguntados a razão tal atitude dizem: “Estou esperando em Deus”. O esperar em Deus não deve ser motivo de alienação, a confiança nos cuidados do grande Pai, deve nos inserir na luta por nossos objetivos e metas, já dizia um teólogo medieval: “A nossa previdência, não anula a providência de Deus” Foi isso que Rute fez, ela uniu suas mãos a Deus e escreveram sua própria historia. Desmotivada pela sogra Noemi a não mais segui-la, pois a mesma já não tinha como suprir suas necessidades, Rute mostra mais uma vez a nobreza do seu caráter “teu povo é meu povo”, incentivada a voltar aos seus deuses, aos ritos macabros da religião moabita, ela mostra a firmeza de sua fé “teu Deus é o meu Deus.. Artesão da sua historia não é vitima das percas, é parceiro de Deus nas estrelinhas vida. Mãos a Obra! Façamos historia.

Orando por vossas vidas;

Pr. Fanuel Santos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário